O poder dos acessórios masculinos

Combinações ousadas garantem atitude e elegância a vários tipos de looks

Antigamente, os acessórios eram artigos limitados no guarda-roupa da maioria dos homens. O ingresso deles no universo masculino começou tímido. Para se ter uma ideia, na década de 50, apenas o chapéu era considerado um item significativo, pois era parte integrante do traje comum da época.

Com a evolução dos acessórios gravatas, óculos, bonés, lenços, relógios e cintos, passaram a ter o seu lugar de destaque  na composição do vestuário masculino.

Um fator determinante que popularizou o uso dos acessórios entre os homens, foi a vontade de imprimir um pouco de personalidade aos looks do dia a dia. Com suas cores, texturas e tamanhos variados, os adereços são aplicáveis a vários estilos, desde o mais casual ao mais formal.

Nos últimos anos, novos acessórios ganharam forte representatividade na moda, e agora ditam o estilo das passarelas e das ruas. Os anéis, pulseiras e colares invadiram de vez o mundo fashion e estão atraindo a atenção dos homens.

Grifes de luxo e fast fashion de moda masculina estão investindo alto para confeccionar esses produtos, que já possuem até vitrine exclusiva. A ideia é conseguir agradar aqueles homens que estão mais conectados com a moda e, consequentemente, são mais exigentes com seus estilos.

Para as coleções do Outono/Inverno 2017, os estilistas apostaram em três grandes tendências: a hippie, a navy e a rocker. O tema hippie, não apresenta muito detalhes, na maioria das vezes são feitas em tecido e as cores são mais terrosas, o que traz um “ar” rústico e leve ao look.

Já o tema náutico, ou estilo marinheiro, é mais clássico. São confeccionadas com cordões e couro, e destacam-se pelas cores específicas como o azul, vermelho, branco e até mesmo o listrado.

A última tendência é o rocker. Baseada nos maiores roqueiros da atualidade, as peças deste tema abusam das texturas, mantendo o foco no casual. Suas cores são mais sombrias, pertencentes a escala de cinza. E geralmente são produzidas em couro e metais diversos.

Os acessórios podem ser usados sozinhos, em composição com o relógio, ou em grupo, formando um mix de cores, texturas e formas. Por serem atemporais, as peças se harmonizam perfeitamente com looks cotidianos, como calça e bermuda, com os sociais, os ternos e também com o black tie (mais conhecido como ‘traje de gala’).

Porém, ainda é notável que existe uma dificuldade com a aplicação desses adereços. Uma boa dica é que as opções mais neutras, com poucos detalhes e em couro, são mais fáceis de combinar. Elas  se tornam uma boa pedida para os homens que querem começar a incrementar o visual e carregá-lo de charme e originalidade.

Seja de couro ou metalizados, coloridos ou monocromáticos, o fato é que os novos acessórios caíram no gosto do público masculino. E se depender dos estilosos de plantão, essa tendência ainda vai durar muitas estações.

Então, abuse dos acessórios e dê mais personalidade ao seu look!

Imagens em destaque: Site Key Deisgn

TENDÊNCIAS E MODA por Katherine Martins

Jornalista e modelo, escreve mensalmente sobre moda e tendências.

katherine-martins tem 6 postagens.Veja todas as postagens de katherine-martins