Estudantes promovem gincana sobre orgulho negro no Subúrbio Ferroviário

‘Sou negro com muito orgulho’ é o tema da tradicional gincana que a comunidade escolar do Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis, no bairro de Plataforma, subúrbio de Salvador, realiza até quinta-feira (24). A atividade refere-se à culminância do projeto interdisciplinar ‘Consciência Negra’, desenvolvido ao longo do ano letivo pelos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e da Educação Profissional. Por meio de tarefas lúdicas, os alunos trabalham temáticas voltadas às relações étnico-raciais.

A proposta, destaca o diretor da unidade escolar, Antônio Dantas, é promover a Educação para a diversidade. “Esta é uma oportunidade para discutirmos questões como quem somos, a contribuição da população negra na construção da Bahia e o resgate da identidade, bem como o empoderamento de ser negro”.

A partir do envolvimento com as tarefas, a exemplo de paródias, desfile da beleza negra, apresentação de personalidades negras, culinária africana e concurso de turbantes, explica o gestor, “os alunos ganham conhecimentos sobre a importância da conscientização negra”. No total, 16 equipes participam da gincana, cada uma batizada com o nome de personalidades negras, como Mãe Menininha, Mãe Stela, Gilberto Gil, Maria Filipa e Nelson Mandela.

“É meu último ano no colégio e posso dizer que concluo o Ensino Médio com uma outra consciência cidadã, graças às atividades que a escola desenvolve, como é o caso da gincana. Hoje, digo que sou negro e com muito orgulho, e irei combater o racismo por onde quer que eu ande”, relata o Luís Henrique Teles, 18 anos, aluno do 3º ano.

Por: Ascom/Secretaria da Educação
Imagem destaque: Claudionor Junior/Secretaria da Educação