Dez mil eleitores de três cidades baianas terão títulos cancelados

Os municípios de Coronel João Sá, no Nordeste do estado, Ubatã e Ibirapitanga, ambas no Sul baiano, encerraram o prazo para recadastramento biométrico. Nas três cidades, 10.199 títulos eleitoras serão cancelados, um total de 23,53% do eleitorado dos municípios, que possuem, somados, 43.653 eleitores. O fim do prazo foi em 31 de outubro.

Em Ubatã e Ibirapitanga, que pertencem à 134ª Zona Eleitoral, o número total de eleitores é de 29.301. Desses, 22.367 foram biometrizados, ou seja, 6.934 títulos serão cancelados nas duas cidades.

Já em Coronel João Sá, que pertence a 52ª Zona Eleitoral, dos 14.352 eleitores, 11.087 procuraram o posto de atendimento e realizaram o procedimento biométrico. Dessa forma, 3.265 títulos eleitorais serão cancelados.

Em nota divulgada pela assessoria do TRE-BA, o chefe de cartório de Ubatã e Ibirapitanga, Almir Vinhas, disse não ter achado satisfatório o número de eleitores biometrizados nas duas cidades. “Achei baixo, pois prevíamos, pelo menos, 85%. Isso aconteceu porque os eleitores estão descrentes da situação política-administrativa do país, principalmente, por conta dessa crise que o Brasil atravessa”.

Já o chefe de cartório de Coronel João Sá (município que tem como sede Paripiranga), Ronne Carlos, o número de eleitores correspondeu ao esperado. “Como a demanda estava muito baixa, a estimativa era a de que, mais ou menos, três mil pessoas não fariam o procedimento por não estarem na cidade. E foi justamente esse número que faltou para atingirmos os 100%”, considerou.

Terminada a fase da revisão, o processo será encaminhado, pelo juiz eleitoral ao Ministério Público Eleitoral. Após a análise do MPE, retorna ao cartório e, em seguida, será enviado à Corte do TRE-BA. A partir da homologação, ficam oficialmente cancelados os títulos dos eleitores que não compareceram aos cartórios eleitorais para fazer a identificação biométrica.

Irregulares
O eleitor que não conseguiu realizar a biometria dentro do prazo deverá regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Para isso, a recomendação do TRE-BA é a de que essas pessoas compareçam ao cartório da cidade o quanto antes.

O posto instalado em Coronel João Sá será desativado. Dessa maneira, a regularização poderá ser feita apenas no Fórum Ministro Francisco Dias Trindade, localizado na Praça Pedro Rabelo de Matos (Fonte Luminosa), S/N, Fórum em Pirapiranga. Já os eleitores de Ubatã e Ibirapitanga podem regularizar a situação nos postos que seguirão nas cidades. Em Ubatã, deve ir ao Cartório Eleitoral, localizado na Rua Presidente Médici, 509. Já em Ibirapitanga, o local indicado é a Câmara de Vereadores, na Praça da Grande Loja Unida.

Fonte: Correio
Imagem destaque: Mauro Akin Nassor/Correio