Abertas inscrições para oficinas de capacitação na área de museus

O Solar Ferrão, no Pelourinho/Centro Histórico de Salvador, vai sediar, desta sexta-feira a domingo (10 a 12), oficinas de capacitação ‘Os Museus como recursos didáticos no processo da aplicabilidade da Lei 10.639/03’, com a mestra em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e museóloga da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Joana Flores. As inscrições são gratuitas e limitadas a 40 vagas.

As vagas são limitadas e as inscrições terminam automaticamente após chegar aos 40 inscritos. As oficinas acontecem na próxima sexta-feira (10), das 13h às 17h, e no sábado (11) e no domingo (12), das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Solar Ferrão do IPAC, localizado na Rua Gregório de Mattos, nº45, Pelourinho. O certificado só será entregue com frequência comprovada.

As oficinas integram o projeto vencedor do Editais de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) para o livro ‘Mulheres Negras e Museus de Salvador: diálogo em preto e branco’ escrito por Joana Flores. O patrocínio é do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

“Além do lançamento do livro ocorrido em julho deste ano, o projeto prevê outras ações como esta das oficinas”, afirma a coordenadora de Editais do Ipac, Ana Coelho. Segundo Joana Flores, são trabalhadas aspectos de caráter político, ideológico e artístico. “É uma forma de provocar discussão em torno das relações interseccionais entre gênero, classe e raça, tomando como ponto de partida as exposições museológicas de longa duração”. Saiba mais no site do Ipac.

Fonte: Ipac
Imagem destaque: Reprodução